Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Animais Extintos


  Esta área foi criada com o intuito de apoiar a nossa área ecologia, demonstrando fatos concretos sobre a extinção das espécies promovida pelos "homens", mostrando que a extinção das espécies animais promovida pelos homens não é algo presente ou que ocorrerá num futuro próximo e sim algo que já vem ocorrendo a milhões de anos !!! E abaixo estão presentes uma breve descrição do histórico humano e uma tabela com as vítimas que se tornaram parte dessa "estória".
    Desde o surgimento dos primeiros Hominídeos há 5 milhões de anos atrás, muitas espécies vem desaparecendo e com uma taxa crescente que acompanha a evolução humana, grande parte dessas espécies se extinguiram segundo fenômenos naturais, como competição entre espécies, evoluções adaptativas, grandes períodos de seca e de chuva, erupções vulcânicas, eras glaciais e a movimentação constante dos continentes ( deriva continental ). Porém a "outra grande" parte desses animais sofreram seu processo de extinção coincidentemente com a chegada dos hominídeos em seus territórios. No início esses hominídeos eram apenas mais uma espécie a lutar pela sobrevivência, mas no último milhão de anos aproximadamente, esses hominídeos atingiram um certo nível o qual já os distinguia das demais espécies, caçando os herbívoros indiscriminadamente e matando os carnívoros por competição ambiental, os hominídeos foram conquistando cada vez mais territórios e tornando-os "habitáveis", modificando a fauna e flora até então presentes nos locais, levando consigo suas próprias plantas, animais e doenças. Nos últimos milhares de anos o processo se intensificou, pois a tecnologia humana se tornava cada vez mais avançada e capaz de produzir destruições em massa de ecossistemas inteiros, com a utilização de queimadas para "preparar" ambientes, caçadas excessivas para estocar alimentos, construções de cidades, introdução de espécies agressivas a ambientes que lhe são estranhos, etc, e ultimamente após a revolução industrial, muitos animais vem se tornando produtos industrializados, troféus a serem exibidos em paredes e jóias.
    Apesar de toda há área ocupada pelo homem e a consecutiva destruição promovida para essa ocupação, ainda hoje sobrevivem diversas espécies animais e vegetais, algumas datam de milhões de anos atrás e são conhecidas até como fósseis vivos, outras são resultado de recentes evoluções adaptativas e cabe a todos nós preservá-las para que não acabem aqui!!!
Veja agora fotos de alguns dos tantos animais que estão extintos:


Golfinho branco (Baiji)
Animal Chinês tecnicamente extinto, uma das espécies mais antigas de golfinho


O arau-gigante (Pinguinus impennis)
Extinta em 1844 pela caça em excesso


Dodo
Habitava a Ilha Maurícia, perto de Madagascar


O Moa Gigante era uma ave gigantesca localizada na Nova Zelândia. Medindo 3,7 m de altura, a ave foi extinta há 700 anos quando o homem chegou naquela região. 


O tigre da tasmânia era um marsupial que vivia na Tasmânia, próximo da Austrália. O animal tinha uma cabeça de raposa e algumas listras. Ficaram conhecidos como grandes predadores de gado e ovelhas, motivo pelo qual foi muito caçado, tendo provocado a extinção do animal.